Envios em 24h-48h | Apoie o Comércio Nacional | Com Amor 😊❤️



Desenvolvimento do Bebé: o Segundo Trimestre - Semana a Semana

O desenvolvimento do feto assume um novo significado no segundo trimestre. Os momentos mais emocionantes podem incluir descobrir o sexo e sentir o bebé a mexer-se.

 

feto segundo trimestre

 

Conforme a gravidez progride, o bebé pode começar a parecer mais real. Dois meses atrás, o bebé era um aglomerado de células. Agora ele ou ela tem órgãos, nervos e músculos formados e ativos. Descubra o que acontece durante o segundo trimestre verificando este calendário semanal de eventos. Tenha em mente que as medidas são aproximadas.

Semana 13: O bebé já faz xixi

Treze semanas após a gravidez, ou 11 semanas após a conceção, o bebé já produz urina e liberta-a no saco amniótico, produzindo líquido amniótico. Sim está correto. O bebé engole o líquido amniótico e depois urina-o novamente para o saco amniótico, produzindo líquido amniótico.

Os ossos estão a começar a endurecer no esqueleto do bebé, especialmente na cabeça e nos ossos mais longos. A pele do bebé ainda é fina e transparente, mas vai começar a engrossar em breve.


Semana 14: O sexo do bebé já começa a vislumbrar-se

Quatorze semanas após a gravidez, ou 12 semanas após a conceção, o pescoço do bebé ficou mais definido e os membros inferiores estão bem desenvolvidos. Os glóbulos vermelhos estão a formar-se no baço do bebé.

O sexo do bebé se tornar-se-á aparente esta semana ou nas próximas semanas.

Até agora o bebé pode ter quase 87 milímetros de comprimento e pesar cerca de 45 gramas.


Semana 15: O padrão do couro cabeludo desenvolve-se

Quinze semanas após a gravidez, ou 13 semanas após a conceção, o bebé já cresce de forma mais veloz. O desenvolvimento ósseo continua e ficará visível nas ecografias. O padrão de cabelo do couro cabeludo também está a formar-se.


Semana 16: Os olhos do bebé mexem-se

Dezasseis semanas após a gravidez, ou 14 semanas após a conceção, a cabeça do bebé já se encontra levantada. Os olhos também podem mover-se lentamente. As orelhas estão perto de alcançar a posição final.

Os movimentos dos membros do bebé estão mais coordenados e podem ser detetados nos exames de ultrassonografia. No entanto, estes movimentos ainda são leves demais para serem sentidos pela mamã.

Até agora, o bebé pode ter mais de 120 centímetros de comprimento e pesar cerca de 110 gramas.

Semana 17: As unhas dos pés

Dezassete semanas de gravidez, ou 15 semanas após a conceção, formam-se as unhas dos pés.

O bebé está a tornar-se mais ativo no saco amniótico, dando voltas e pontapés. O coração já bombeia cerca de 100 litros de sangue por dia.

Semana 18: O bebé começa a ouvir

Dezoito semanas após a gravidez, ou 16 semanas após a concepção, as orelhas do bebé começam a destacar-se. O bebé pode começar a ouvir. Os olhos estão a posicionar-se na frente do rosto. O sistema digestivo começou a funcionar.

Até agora o bebé pode ter 140 milímetros de comprimento e pesar 200 gramas.


Semana 19: O bebé desenvolve um revestimento protetor

Dezanove semanas de gravidez, ou 17 semanas após a conceção, o crescimento diminui.

Um revestimento oleoso e parecido com queijo chamado vernix caseosa começa a cobrir o bebé. O vernix caseosa ajuda a proteger a pele delicada do bebé de escoriações, fissuras e endurecimentos que podem resultar da exposição ao líquido amniótico.

Para as meninas, o útero e o canal vaginal estão a formar-se.

Semana 20: O meio do caminho

Na metade da gravidez, ou 18 semanas após a conceção, a mamã já poderá sentir os movimentos do bebé (aceleração). Ele está regularmente dormindo e acordando. Ele ou ela pode despertar tanto por ruídos que ouça como pelos movimentos da mãe.

Até agora, o bebé pode ter cerca de 160 mm de comprimento, e pesar mais de 320 gramas.

Semana 21: O bebé já pode chupar o polegar

Vinte e uma semanas após a gravidez, ou 19 semanas após a conceção, o bebé está completamente coberto com um cabelo fino e felpudo chamado lanugo. O lanugo ajuda a segurar o vernix na pele.

O reflexo de sucção também está a desenvolver-se, permitindo que o bebé chupe o polegar.

Semana 22: O cabelo do bebé fica visível

Vinte e duas semanas após a gravidez, ou 20 semanas após a conceção, as sobrancelhas e cabelos do seu bebé já são visíveis. 

Para os meninos, os testículos começaram a descer.

Até agora o bebé pode ter 190 milímetros de comprimento e pesar cerca de 460 gramas.

Semana 23: Impressões digitais e pegadas

Vinte e três semanas de gravidez, ou 21 semanas após a conceção, o bebé começa a ter movimentos oculares rápidos. As cristas também se formam nas palmas das mãos e solas dos pés, que mais tarde criarão a base para impressões digitais e pegadas.

O bebé pode começar a soluçar, causando movimentos bruscos.

Semana 24: A pele do bebé está enrugada

Vinte e quatro semanas após a gravidez, ou 22 semanas após a conceção, a pele do bebé mostra-se enrugada, translúcida e de uma cor entre rosa a vermelha devido ao sangue visível nos capilares.

Até agora o bebé pode ter cerca de 210 milímetros de comprimento e pesar mais de 630 gramas.


Semana 25: O bebé responde à voz da mãe

Vinte e cinco semanas após a gravidez, ou 23 semanas após a conceção, o bebé pode ser capaz de responder a sons familiares, como a voz da mãe voz, com movimento.

O bebé está maioritariamente a dormir. Contudo, os olhos podem ter movimentos rápidos (REM), mesmo que as pálpebras estejam fechadas.

Semana 26: Os pulmões do bebé desenvolvem-se

Vinte e seis semanas de gravidez, ou 24 semanas após a conceção, os pulmões do bebé estão a começar a produzir surfactante, a substância que permite que os sacos de ar nos pulmões inflectem - e os impede de colapsar e colar quando se esvaziam.

Até agora o seu bebé pode ter 230 milímetros de comprimento e pesar quase 820 gramas.

Semana 27: Final do 2º trimestre

Esta semana marca o final do segundo trimestre. Às 27 semanas, ou 25 semanas após a conceção, o sistema nervoso do bebé continua a amadurecer. O bebé também está a engordar, o que ajudará a pele a ficar mais macia e esticada.