Envios em 24h-48h | Apoie o Comércio Nacional | Com Amor 😊❤️



Desenvolvimento do Bebé: O Terceiro Trimestre - Semana a Semana

O desenvolvimento do feto continua durante o terceiro trimestre. O bebé abrirá os olhos, ganhará mais peso e irá preparar-se para o parto.

 

feto terceiro trimestre semana

 

O final da gravidez está próximo! Neste momento, já está ansiosa para ver a carinha do bebé. Contudo, o seu útero ainda está ocupado. Aqui tem um calendário semanal sobre o desenvolvimento do feto durante o terceiro trimestre. Tenha em mente que as medidas são aproximadas.

 

Semana 28: Os olhos do bebé estão parcialmente abertos

Vinte e oito semanas de gravidez, ou 26 semanas após a conceção, as pálpebras do bebé podem abrir-se parcialmente e os cílios estão formados. O sistema nervoso central pode direcionar movimentos respiratórios rítmicos e controlar a temperatura corporal.

Até agora o bebé pode ter quase 250 milímetros de comprimento pesar quase 1kg.

 

Semana 29: Pontapés e alongamentos do bebé

Vinte e nove semanas de gravidez, ou 27 semanas após a conceção, o bebé já pode dar pontapés, esticar-se e fazer movimentos de agarrar.

Semana 30: o cabelo do bebé cresce

Trinta semanas de gravidez, ou 28 semanas após a conceção, os olhos do bebé já podem abrir-se. Já pode ter muito cabelo. Os glóbulos vermelhos estão a formar-se na medula óssea.

Até agora, o bebé pode ter mais de 10 centímetros de comprimento.

Semana 31: Inicia o rápido ganho de peso

Trinta e uma semanas após a gravidez, ou 29 semanas após a conceção, o bebé terminou a maior parte do seu desenvolvimento principal. Agora é hora de ganhar peso - rapidamente.

 

Semana 32: Práticas do bebé a respirar

Trinta e duas semanas após a gravidez, ou 30 semanas após a conceção, as unhas do bebé já são visíveis.

A camada de pelos macios e felpudos que cobriu a pele nos últimos meses (lanugo) começa a cair esta semana.
 

Semana 33: O bebé detecta luz

Trinta e três semanas após a gravidez, ou 31 semanas após a conceção, as pupilas do bebé podem mudar de tamanho em resposta a um estímulo causado pela luz. Os ossos estão a endurecer. No entanto, o crânio permanece macio e flexível.

Semana 34: As unhas crescem

Trinta e quatro semanas após a gravidez, ou 32 semanas após a conceção, as unhas do bebé alcançaram as pontas dos dedos. 
 

Semana 35: A pele do bebé é rosa e lisa

Trinta e cinco semanas após a gravidez, ou 33 semanas após a conceção, a pele do bebé está a ficar rosa e lisa. Os membros já têm uma aparência mais gordinha. 
 

Semana 36: O bebé ocupa a maior parte do saco amniótico

Trinta e seis semanas de gravidez, ou 34 semanas após a conceção, o bebé já começa a sentir-se apertado no útero e fica mais difícil de pontapear. Todavia, é provável que ainda sinta muitos alongamentos e reviravoltas. 
 

Semana 37: O bebé pode posicionar-se de cabeça para baixo

Trinta e sete semanas de gravidez, ou 35 semanas após a conceção, o bebé já tem uma boa compreensão.

Para se preparar para o parto, a cabeça do bebé pode começar a descer até à pélvis. Se o bebé não estiver de cabeça para baixo, seu médico falará consigo sobre como lidar com esse problema. 
 

Semana 38: As unhas dos pés do bebé crescem

Trinta e oito semanas após a gravidez, ou 36 semanas após a conceção, a circunferência da cabeça e do abdomem do bebé é praticamente a mesma.

As unhas do seu bebé alcançaram as pontas dos dedos dos pés. Já perdeu todo o lanugo.

Até agora o seu bebé pode pesar cerca de 2.900 gramas.
 

Semana 39: O peito do bebé é proeminente

Trinta e nove semanas de gravidez, ou 37 semanas após a conceção, o peito do bebé está a tornar-se mais proeminente. Para os meninos, os testículos continuam a descer para o escroto. Gordura está a ser adicionada em todo o corpo para o manter aquecido após o nascimento.
 

Semana 40: Chega a data do parto

Quarenta semanas após a gravidez, ou 38 semanas após a conceção, o bebé pode cerca de 3.400 gramas. Lembre-se, no entanto, que bebés podem ter pesos e tamanhos diferentes e serem muito saudáveis.

Não se assuste se a data de parto chegar e não sentir sinal algum. A data de parto é apenas uma estimativa calculada de quando o bebé chegará às 40 semanas.  Não é um cálculo exacto do nascimento. É muito habitual o bebé nascer antes ou depois da data prevista.

  • Etiquetas: 1